sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sem pecado, não tem Graça.

Sem pecado, não tem Graça.

Como diria um amigo: calma crente, calma…é isso mesmo. Se não houvesse pecado, a tragédia da cruz, pela qual alcançamos a Graça de Deus, não precisaria ter existido.

O mundo vive uma explosão de espiritualidade, há pessoas que se dizem crentes, evangélicas, espíritas, budistas, e uma infinita lista que, na sua grande maioria, busca a evolução e a santificação como se o pecado pudesse ser extinto. O problema é que, na maioria das vezes, estes mesmos são flagrados em escândalos que, de tanto fingir não ser “pecador”, acabam por meter os pés, e outra coisas mais, pelas mãos.

Nossa realidade é uma só: Romanos 3:23 - pois todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus…

Veja, não há nada de errado em buscar fazer o bem ao próximo, aprender a respirar melhor, fortalecer a musculatura, nem mesmo organizar caminhadas e campanhas de orações. Mas isso não nos eleva, muito menos nos tira a catinga do pecado.

Nós, seres humanos, achamos que temos o poder de nos purificar; ledo engano: não temos essa condição. Podemos ficar mais alienados, muito mais sensíveis aos “desgraçados”, mas nada disso conta ponto diante do Deus que sonda corações e não atitudes.

Não existe nada que possamos fazer para que Deus nos ame mais, nem menos, do que Ele já nos ama. O amor do Pai é incondicional; totalmente imerecido. Ele ama a sua criação, tanto que nos deu o “free will”, a livre escolha de querer ou não amá-lo. Se assim não fosse, não seria amor e sim coação. Já pensou ter que amar alguém por obrigação? Coloque-se no lugar, pense quão frustrante seria conviver diariamente com alguém que nasceu com um chip para te amar? Seria no mínimo “boring”.

Mas, se não houvesse tal chip, como seria? Essa foi a opção que Deus fez, mesmo sabendo que poderíamos não buscá-lo e nem mesmo considerá-lo uma realidade. Esse Deus teimoso, que não desiste nunca de amar, que encarnou, veio ao mundo de sandálias, que foi rejeitado, mas, ainda assim, deixou um rastro e um legado capaz de dividir a história em antes e depois dele.

Jesus Cristo foi infinitamente mais que um Mestre. Ele era o próprio filho de Deus, com uma coragem única e uma ligação direta com o Pai que ninguém ainda provou ter. Pense bem…se você fosse enviado por Deus na terra para realizar o plano de salvação da humanidade, seu primeiro milagre seria o de transformar água em vinho? Duvido muito, no mínimo, pensaria: um dia esse negócio vai pegar mal; melhor eu curar alguém antes.

Esse mesmo Jesus certa vez entrou no templo e expulsou os mercadantes que faziam da casa do Pai uma verdadeira feira, um comércio, tipo “Mercado Modelo” em Salvador. Nada contra o comércio, mas não lhe soa estranho realizar feiras nos dias de hoje com o nome de ExpoCristo, ExpoCristã?

Jesus curou um leproso no sábado, quando a lei judaica dizia não poder; sentou com prostitutas, ladrões, e não tinha preconceito algum. Falava e discutia com Doutores da Lei, mas andava com pescadores. Não criou placa de igreja, muito menos templos, mas ensinava por onde passava. Detinha-se aos doentes e fez questão de dizer que não tinha lugar para repousar sua cabeça e, mais, que no mundo teríamos aflição. Por outro lado, o refrigério do tende bom ânimo, eu venci o mundo. Além da continuidade do salmo, que diz: e na adversidade estarei contigo.

Graça, sem pecado, não existe. Por isso, admita a sua condição de pecador e agarre a Graça de Deus, que é free, por hora não tem imposto e basta reconhecer Jesus Cristo como filho de Deus, que viveu, morreu pelos nossos pecados, para que pudéssemos ter comunhão com o Pai. Conversão não é um ato isolado; é um estilo de vida. Eu decido mudar de direção, não porque sou melhor do que ninguém, mas porque reconheço minha fragilidade e lanço mão da possibilidade da Graça que custou, literalmente: sangue, muito sange, suor e lágrimas. E faço isso a todo momento, diariamente, sempre que reconheço e me arrependo de um pecado. Afinal, aí está a Graça.

Por Daniel Argolo

Um comentário:

  1. Cara ! Animal de bom, se você não continuara escrever com esta expontaneadade vai encarar uma reclamação daquelas, valeu mano! Isso é que tem Graça !

    ResponderExcluir

Se tenta...dando pé a gente põe!