sábado, 15 de maio de 2010

Você Aceitaria Ser o "Terceiro" ?

Escondido nas Montanhas Ozark, Kanakuk Kamp é um incrível acampamento de verão para jovens. Existem outros acampamentos dedicados ao treinamento de atletas, mas Kanakuk Kamp tem um objetivo singular: "Desenvolver e treinar líderes que saibam servir".
Minha filha Megan participou recentemente desse acampamento pela primeira vez. Quando voltávamos para casa, ao final de sua estada lá, perguntei a Megan qual foi a mais profunda verdade que aprendeu naquela semana. “Que eu venho em terceiro lugar!” - foi à resposta dela. “Deus vem em primeiro, as outras pessoas em segundo e, eu ,venho em terceiro lugar”.
Esta afirmação soa para nós simples, muito virtuosa e idealista. Porém, a aplicação dessa verdade de forma realista e prática não são nem de longe fácil como Megan pôde aprender através da história real contada por Joe White, sobre Johnny Ferrier.
Capitão Ferrier aprendera sobre o “eu sou o terceiro” muitos anos atrás e partiu para viver esse princípio, como destacado atleta e piloto de jatos altamente habilitado e condecorado que era. A mais vívida demonstração de seu compromisso com esse princípio, entretanto, surgiu durante o acontecimento que lhe custou a vida.

Por ocasião de uma exibição aérea, ele voava juntamente com três outros aviões, quando deram início a uma difícil manobra, em que deveriam seguir em quatro direções diferentes para formar uma cruz. Quando Capitão Ferrier apontou seu jato em direção ao solo, a alavanca de controle emperrou. Ao informar à torre de controle do problema, ordenaram-lhe pelo rádio que se ejetasse da aeronave.
Mas havia uma casa na rota descendente do jato e Ferrier se recusou a saltar do avião. Ao invés disso, alguns segundos antes que o avião atingisse a casa, de algum modo ele conseguiu liberar o controle e passar por cima dela. Como voava baixo demais, o avião caiu no jardim, do outro lado da casa. Colocando-se em "terceiro lugar", para salvar a vida dos que estavam na casa, Ferrier teve de sacrificar a sua.
Outro estudante de Kanakuk Kamp testemunhou esse heróico evento. Ao terminar de contar a admirável história de seu amigo a um grupo no acampamento, uma mulher se aproximou dele e comentou com simplicidade: “Seu amigo foi um herói. Sabe, eu estava dormindo dentro da casa que o Capitão Ferrier evitou destruir, ao morrer”.
Capitão Ferrier é exemplo do nível de integridade e dedicação a um princípio que poucos de nós alcançamos. O exemplo máximo desse princípio é Jesus Cristo, que viveu o que ensinou: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22.39). Ele também disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (João 15.13).
Por que conto essa história a pessoas como você que vive no meio profissional ou empresarial? Obviamente, o ambiente de trabalho raramente requer que alguém morra. Mas necessita, definitivamente, de pessoas que estejam dispostas a se colocar “em terceiro lugar”, colocando D´us e os outros, adiante de si mesmas e de seus objetivos. Isto pode significar passar por inconveniências em favor de outrem, sacrificando tempo para ajudar um companheiro de trabalho num projeto importante, ou aconselhando um cliente a negociar com outra empresa, que melhor possa satisfazer suas necessidades.
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2.3). 
Por Rick Boxx - Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes. - MANÁ DA SEGUNDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tenta...dando pé a gente põe!