Depois do lançamento do nosso relatório “ A Farra do Boi na Amazônia “, a pecuária nunca mais será a mesma.O estudo revelou a contribuição de produtores, comerciantes e consumidores na destruição da floresta e que o governo brasileiro é sócio da expansão da pecuária na Amazônia. Financiadores internacionais cortam créditos de frigoríficos que estimulam o desmatamento, supermercados param de comprar carne de fazendas eu criam gado em áreas desmatadas da Amazônia, grandes marcas de roupas e calçados tentam esclarecer a procedência do couro vindo da região. Mas o que levou esse pessoal todo a se mexer?Esse movimento começou depois das empresas verem suas marcas ligadas a destruição da floresta amazônica pelos fatos escancarados em nosso relatório A Farra do Boi na Amazônia, lançado em junho.
A repercussão foi gigantesca e o assunto caiu na boca do povo – está nos jornais, portais de internet, redes sociais e até programas matinais de TV, daqueles que indicam receitas de pratos para o almoço do dia-a-dia.
Com tantas evidências reunidas no documento e o assunto reverberando pela imprensa, além de processos movidos pelo Ministério Público Federal do Pará, muitas empresas procuraram o Greenpeace para entender melhor o papel delas no aumento da destruição da floresta.
Grandes redes de supermercados como Wal-Mart, Carrefour, Pão de Açúcar suspenderam os negócios com 11 empresas frigoríficas paraenses temendo a multa, estabelecida pelo Ministério Público Federal do Pará, de R$ 500 por quilo de carne vinda de áreas de desmatamentos na Amazônia.Além da preocupação de danos a imagem das empresas do Banco Mundial, suspendeu o investimento de R$ 90 milhões com frigorífico Bertin e cancelou a liberação da última parcela do acordo, no valor de U$ 30 milhões.
A pecuária é o maior vetor de desmatamento da Amazônia e responder por cerca de 80% de toda a destruição florestal na região.A cada 18 segundos, um hectare de floresta é convertido em pasto.O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo e é o maior exportador de carne.
Cadê o Governo?
Até agora, o governo não se pronunciou sobre as denúncias de ilegalidades que contaminam o fornecimento de produtos bovinos provenientes da Amazônia. Além de ser, hoje, o maior vetor de desmatamento no mundo e a principal fonte de emissões de gases do efeito-estufa do Brasil, a pecuária brasileira conta com um sócio inusitado, que tem entre suas atribuições zelar pela conservação da floresta Amazônica: o Estado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se tenta...dando pé a gente põe!