terça-feira, 11 de agosto de 2009

"O Rivotril e a Oração"

Recentemente foi publicada uma matéria a respeito do uso do remédio Rivotril. Um medicamento que controla a ansiedade, e que se tornou o segundo remédio mais vendido no Brasil.
Segundo a revista Época, o Rivotril é um medicamento antigo, com mais de 35 anos de mercado, ele adquiriu nos últimos tempos uma ”escalada” de vendas, ultrapassando até analgésico como Tylenol e Novalgina!
Estas informações revelam um fato preocupante na sociedade, que varia desde o aumento dos transtornos, até os milhões de dólares gastos em publicidade pelas indústrias farmacêuticas, que não estão dando atenção devida as pesquisas que analisam as causas da ansiedade.

Assim temos um quadro que desafia a fé, e o chamado de Cristo.
Todos sabem que estamos vivendo em um tempo de violência, pressa e competição entre as pessoas, e as expectativas sociais, profissionais e afetivas, estão causando inquietação, frustração, e ansiedade na população.
As mudanças na vida estão acontecendo muito rápidos, e cada vez mais difíceis para a pessoa distinguir o que realmente é importante, e o que é possível, assim os anseios internos e externos passam a nos consumir.
Algumas coisas que estão acontecendo: muitos projetos não concluídos e outros na fila, o seu lar não é mais um lugar tranqüilo, muitas televisões ligadas durante o dia, a internet e os aparelhos celulares estão sendo cada vez mais importante, cada nova experiência que surge, nos trás mais exigências...

Nos anos dedicados ao seu ministério, Jesus, trabalhou intensamente, passou por várias situações difíceis, violência, e um quadro social, político e econômico muito complexo, e no fim de seu ministério, declarou: “Eu te glorifiquei na terra consumando a obra que me confiaste”. João 17.4.
O entendimento desta declaração nos ajuda a lidar melhor com a ansiedade.
Pela oração, podemos permanecer com a mente e os olhos totalmente em Deus, a ausência de sua presença, faz com que o orgulho se intensifique em nosso coração, a acabamos achando que podemos viver sem Deus.
Para muitas pessoas, a tensão, a irritação e a ansiedade provem dos chefes e diretores. A insegurança, os relacionamentos superficiais, as exigências cada vez maiores, são geradas a partir de muita ansiedade. Porem a oração nos ajuda a manter o foco em Deus, e nele aprendemos a descansar e dar valor somente ao que importa.
A certeza de que Jesus cumpriu a tarefa que o Pai lhe dera, veio do lugar em que a oração ocupou sua vida.
A oração é o antídoto para a ansiedade.
Não podemos mudar a paisagem externa (agitação, violência, competição, consumo...), mas podemos mudar a paisagem interna (confiança entrega descanso em Deus, paz...). Uma vez que a paisagem interna foi transformada, podemos entrar no mundo agitado da paisagem externa, e contribuir para melhoras na paisagem externa.

Fonte: revista Ultimato
Autor: Ricardo Barbosa de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tenta...dando pé a gente põe!